A
Cia de Teatro e Circo Lua Crescente estará ministrando
oficinas circenses com técnicas aéreo (tecido, lira e trapézio), entre os dias
19 e 23/10 das
10h às 12h na aldeia do SESC, em João Pessoa.
Os movimentos circenses são compostos das seguintes técnicas:
LIRATrata-se de um arco de ferro preso ao teto por uma corda. Recebeu esse nome porque no passado era quadrado e tinha adornos nas laterais, o que o tornava parecido com o instrumento musical. O indivíduo faz movimentos artísticos explorando o seu formato — coloca o corpo todo dentro da circunferência, movimenta a lira para frente, para trás e para os lados ou ainda faz giros em torno do seu eixo.
TECIDOSão dois pedaços de pano presos no alto da lona e que chegam até o chão. A pessoa vai se enrolando no tecido e usando-o como apoio para subir cada vez mais. Uma vez lá em cima, faz acrobacias ou movimentos de queda. "Para executar as coreografias nesse aparelho é preciso ter um condicionamento físico muito bom", avisa Robertânia, de 35 anos, que há 6 anos ministra aulas circenses.
TRAPÉZIOSão duas as modalidades. Na mais conhecida delas, as cordas ficam presas bem no alto, a uma boa distância do chão, e os trapezistas saltam de um trapézio para o outro, dando um show de acrobacias aéreas. Na outra o aparelho se posiciona próximo ao solo e o aluno faz uma série de movimentos, chamados de figuras, que se assemelham a uma espécie de dança.