sábado, 3 de outubro de 2009

OFICINAS CIRCENSES NA ALDEIA DO SESC


A Cia de Teatro e Circo Lua Crescente estará ministrando oficinas circenses com técnicas aéreo (tecido, lira e trapézio), entre os dias 19 e 23/10 das 10h às 12h na aldeia do SESC, em João Pessoa.

Os movimentos circenses são compostos das seguintes técnicas:

LIRA
Trata-se de um arco de ferro preso ao teto por uma corda. Recebeu esse nome porque no passado era quadrado e tinha adornos nas laterais, o que o tornava parecido com o instrumento musical. O indivíduo faz movimentos artísticos explorando o seu formato — coloca o corpo todo dentro da circunferência, movimenta a lira para frente, para trás e para os lados ou ainda faz giros em torno do seu eixo.

TECIDO
São dois pedaços de pano presos no alto da lona e que chegam até o chão. A pessoa vai se enrolando no tecido e usando-o como apoio para subir cada vez mais. Uma vez lá em cima, faz acrobacias ou movimentos de queda. "Para executar as coreografias nesse aparelho é preciso ter um condicionamento físico muito bom", avisa Robertânia, de 35 anos, que há 6 anos ministra aulas circenses.

TRAPÉZIOSão duas as modalidades. Na mais conhecida delas, as cordas ficam presas bem no alto, a uma boa distância do chão, e os trapezistas saltam de um trapézio para o outro, dando um show de acrobacias aéreas. Na outra o aparelho se posiciona próximo ao solo e o aluno faz uma série de movimentos, chamados de figuras, que se assemelham a uma espécie de dança.

Um comentário:

  1. ola! eu vivo em Portugal e gostaria de saber qual o melhor tecido para eu comprar pra por no aparelho de tecido aereo? eu não encontro em nenhum lugar a resposta para isso"! quero muito comprar o tecido mas não sei qual o melhor material pra isso! me ajude

    ResponderExcluir